terça-feira, 30 de junho de 2009

CIBERCULTURA - PROJETO DE APRENDIZAGEM

Gostaria de falar um pouco sobre o desenvolvimento e aprendizagens em relação aos PAS. Estou bastante empolgada com minha trajetória com constantes pesquisas, trocas, vindo a esclarecer dúvidas sobre este tema tão atual hoje em relação a educação, quanto a Cibercultura. Desde o início da pesquisa, foram feitas trocas riquíssimas entre os membros do grupo permitindo um conhecimento maior, reestabelecendo conceitos, através de certezas e dúvidas, resultando em várias novas descobertas como o aprender a lidar com um mapa conceitual, ao qual já realizei, estruturando de forma prática conceitos, que através de argumentos, constamos serem de acordo com o nosso propósito em relação ao que está sendo investigado. No início tinha receio em fazer uma mapa conceitual, mas após as aulas de SI e Psicologia, percebi que não era nem um bicho de sete cabeças. Com o auxilio das leituras e explicações durante as aulas presenciais, percebi a importância do mapa conceitual dentro de uma projeto de pesquisa, ou seja, mostrar a evolução de alguns conceitos aprendidos durante o processo. Pretendo, a partir do III trimestre desenvolver com meus alunos um projeto de aprendizagem, pois acredito que tudo aquilo que vem de encontro aos nossos interesses, torna-se mais prazeroso, pois desperta o gosto pela pesquisa, onde o aluno, em regime de cooperação, descobre ser capaz e resgata sua autonomia e aumenta aí sua auto estima e consequentemente sua aprendizagem se torna mais eficaz e significativa. No PA, o professor é apenas um mediador, pois aluno e o professor estão em constante troca, onde ambos aprendem, numa convivência recíproca e jamais hierarquica.

Link do nosso PA - cibercultura: http://peadcibercultura.pbworks.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário