terça-feira, 30 de junho de 2009

Aula 11 - Desenvolvimento Moral

Meus alunos trabalhando em grupo, se ajudando na colagem da atividade do mosaico.
Aula 11 - Desenvolvimento Moral
Relato de situação experienciada em sala de aula e análise com base no referencial Piagetiano sobre o Desenvolvimento Moral.

No cotidiano escolar, vivenciamos diariamente atitudes de agressividade, em sala de aula, no pátio, na entrada ou saída, nas diferentes faixas de idade, desde os bem pequenos, até a adolescência. Trabalho com alunos de 6 a 8 anos (nesta faixa etária estão construindo as noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade, onde este processo tem características peculiares que incidem no comportamento) e percebo que até na hora de brincar e aguardar sua vez brigam, pois querem passar pelo colega, nem que para isso precisem agredir com empurrões, chutes ou até mesmo puxando o brinquedo ou jogo da mão do colega. Isto, na verdade, não demonstra que são agressivos por querer, mas que na verdade tenham que aprender que devem respeitar limites e isto se faz na prática, no dia a dia, não só na escola, mas em todos os ambientes em que o aluno convive. É necessário também que o aluno aprenda a compartilhar, a respeitar os colegas e aprender que nem sempre será o primeiro, e que nem por isso será menos valorizado do que o outro. Conforme diz no texto “O respeito, diferente da obediência, é um sentimento construído nas relações interpessoais e vivenciado inter e intra pessoalmente.” Entendi então, que eu só vou respeitar o outro a medida que eu perceba que também quero ser respeitado e que o respeito deve ser recíproco.”
Como então desenvolver na criança a noção de moralidade ? Segundo o texto o que pode ser feito é dar a possibilidade de exercitar atitudes que levem ao respeito mútuo, como uma forma de favorecer seu desenvolvimento moral.

No meu cotidiano, procuro exercitar com meus alunos a importância do respeito através de atitudes como: de ajudar um colega, de compartilhar um brinquedo, de dividir e ou trocar a merenda, fazendo assim conquistas de amizade, respeitando as diferenças e propiciando a todos um convívio de harmonia, usando o diálogo para evitar os conflitos e agressões. E também fazendo-os refletirem sobre suas ações de agressividade: Será que eu gostaria que meu colega fizesse isto comigo ? Será que com uma conversa não poderia ter resolvido o conflito? Também proporciono que ambos consigam perceber o que causou tal atitude, e normalmente se entendem e pedem desculpas, um ao outro, mas só após perceberem a razão do conflito e onde cada um errou. Sem isto, nada valeriam as desculpas. Segundo o texto, durante a construção da noção de moralidade é importante que o professor esteja atento aos acontecimentos, pois ele poderá auxiliar as crianças a refletirem sobre as diferentes situações vivenciadas na escola.

Referência Bibliográficas:
PICETTI, Jaqueline Santos. Significações de Violência na Escola: equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?

CAMARGO, Liseane Silveira – Reflexões Sobre a Moralidade na Escola.

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