A partir de estudos e da aula presencial, acredito ter ficado mais fácil identificar em nossos alunos àqueles que se enquadram com "necessidades especiais", embora não possuam laudo, ou não sejam assim reconhecidos por seus familiares. Aí, fica cada vez mais claro da importância do papel do professor no auxílio a estes alunos. Contudo, para que este auxílio seja realmente eficaz, é de suma necessidade a formação do professor, pois é cada vez mais comum depararmos com "incógnitas" em relação a este tema (inclusão) tão atual , próximo e ao mesmo tempo tão distante. Explico: distante, devido ao fato de nos sentirmos com as mãos atadas, diante da realidade que nos é apresentada dia-a-dia, ou seja: novas leis, novas propostas de práticas, que na teoria são ditas possíveis, mas que para mim, não passam por vezes de utópicas, pois o papel aceita tudo, mas quando nos confrontamos com o real, a coisa complica. Na maioria das vezes o professor tem que se virar sozinho, sem o auxilio de profissionis especializados, ou se ocorrem, é pouco, ou ineficiente, devldo a demanda. Mas, como educar para mim é transformar, acredito que a transformação está ocorrendo aos poucos, de dentro para fora, e se deva a nossa desacomodação frente ao que nos é proposto. As leis existem, mas também existem nós educadores, que a partir de nossas vivências, poderemos refutá-las ou não, através de argumentos que nos auxiliem a defender nossa posição ao que nos é apresentado, buscando qualificar ainda mais nossa prática em prol de uma educação mais justa e humanitária, sem exclusões, mas acima de tudo mostrando o seu verdadeiro propósito, conforme relata a educadora e escritora Maria Teresa Eglér Mantoan, em sua entrevista a revista Nova Escola/Maio 2005, ou seja: "Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós."
Ela também esclarece: Estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.
Quer saber mais?
Link da entrevista: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml
Bibliografia:
Direitos das Pessoas com deficiência: Garantia de Igualdade na Diversidade, Eugênia Augusta Fávero. Ed.WVA
Inclusão Escolar: O que é ? Porquê ? Como fazer ?, Maria Teresa Eglér Mantoan. Ed. Moderna.
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