terça-feira, 30 de junho de 2009

Aulas Presenciais de Psicologia

Opiniões através dos fóruns...
12/04/2009 00:42:30
MARIA ANGELICA HOFMANN
Nossa aula presencial foi bastante descontraida, havendo participação de todos e momentos de trocas e descobertas e também esclarecimentos através dos exemplos dados pelos colegas e professora. O tempo passou e nem percebemos. Valeu!
12/05/2009 00:24:30
MARIA ANGELICA HOFMANN

OPERATÓRIO CONCRETO(7 A 11/12 ANOS)O inicio neste período ocorre com a construção da capacidade de reversibilidade, tornando-se capaz de realizar ações mentais, capaz de compreender a respeito do ponto de vista do adversário, procurando justificação ou provas para afirmação própria. Neste período são construídas as operações lógicas de classificação e seriação, conservações físicas de substâncias, peso e volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume.
12/05/2009 00:11:49
MARIA ANGELICA HOFMANN
Refletindo sobre os estágios de desenvolvimento: Após a leitura do texto, entendi que para Piaget o desenvolvimento ocorre de forma integrativa, onde as aquisições de um período anterior constituem-se no período posterior, servindo de base a este e aos próximos. Também é importante lembrar que não há uma idade cronológica exata para cada fase, sendo extremamente variável, dependendo da experiência anterior de cada um, em especial, do meio social, que pode vir a acelerar, retardar ou até mesmo impedir a sua manifestação.A ordem sucessiva destes estágios é regular, porém a velocidade do desenvolvimento varia de indivíduo para indivíduo. Sendo assim, o indicador que revela em que estágio o indivíduo encontra-se não será a sua idade, mas a sua relação com o objeto do conhecimento, sua maneira de pensar, refletida no modo como lida com determinada situação da realidade.Portanto, a idade da criança não basta para identificarmos em que fase de desenvolvimento se encontra, é preciso observá-la em suas relações com os objetos de aprendizagem mediante suas ações e reações em relação a situações problemas que lhe são apresentadas, durante o período de aprendizagem.Esta percepção é muito importante no momento de planejamento do professor e na avaliação do aluno, para que possamos criar estratégias significativas conforme a fase que se apresentam, principalmente por trabalharmos com alunos inclusivos PNE.É preciso ter um olhar diferenciado, percebendo-se a particularidade de cada um, de acordo com seu histórico, sua trajetória até então.

12/05/2009 00:15:55
MARIA ANGELICA HOFMANN
Aplicação do método clinico : Análise das condutas cognitivas apresentadas pela criança, relacionando-as com a teoria de Piaget, no que diz respeito aos estádios de desenvolvimento.O aluno em alguns momentos seguiu a lógica, quando percebeu que as várias bolinhas tinham a mesma quantidade que a bola inicial,isto é, neste momento conseguiu reverter o processo mental (as duas bolinhas podiam voltar a ser uma bola só, sem modificar a quantidade de massa), o que poderia indicar estar no período das operações concretas (a construção de reversibilidade de pensamento, raciocínio lógico), mas quando ele disse que a salsicha e a bolacha eram maiores, que por isso tinham mais massinha, usou a percepção imediata da realidade, ou seja, sua intuição: se ficou maior, é porque tem mais massa. A partir disto, não consegue perceber em todas as situações apresentadas, que em nenhum momento a quantidade de massinha foi alterada, apenas usando como base, a transformação da forma da massinha, em salsicha (mais comprida e maior)), ou bolacha (mais fina e maior). Com isto, acreditamos que o mesmo encontra-se no estágio pré-operatório, pois ainda não consegue construir em todas as situações a noção de conservação de substâncias nas conservações espaciais de comprimento e área , em relação ao material apresentado.

12/05/2009 00:23:17
MARIA ANGELICA HOFMANN

PERIODO PRÉ-OPERATÓRIO(2 A 7 ANOS)Este período compreende dos 2 aos 7 anos de idade, em média, caracterizando-se pela capacidade de representação da realidade ou função simbólica, manifestando-se pela imitação diferida, desenho, imagem mental, jogo simbólico, linguagem, sons e devaneios. A capacidade simbólica neste período é marcada pelo egocentrismo, pois a criança não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas e seu pensamento tende a centrar-se em um único aspecto da realidade. Com isto, não consegue reverter relações que para ela são absolutas, ou seja, não consegue percorrer um caminho cognitivo (seguir uma série de raciocínios).
12/05/2009 00:19:27
MARIA ANGELICA HOFMANN

Estágios do desenvolvimento e suas características de acordo com textos lidos:OPERATÓRIO FORMAL11-12 ANOS em diante.O período operatório formal permite trabalhar com o pensamento hipotético dedutivo e estabelecer relação entre diferentes teorias, buscando relações com os mais diferentes campos do conhecimento. É ai que a criança adquiri a capacidade de criticar e discutir valores morais de seus pais e constrói os seus próprios(adquirindo, portanto,autonomia).
12/05/2009 00:17:51
MARIA ANGELICA HOFMANN

Estágios do desenvolvimento e suas características de acordo com textos lidos:PERIODO SENSÓRIO MOTOR(0 A 2 ANOS)Este período compreende do nascimento até o aparecimento da linguagem, mais ou menos,em torno dos 2 anos, caracterizando-se por ser a inteligência sensório-motora, esclusivamente prática, com a capacidade de representação da realidade, através de ações mediante a percepção e os movimentos como sucção, movimento dos olhos, adquirindo habilidades.
12/05/2009 00:02:08
MARIA ANGELICA HOFMANN

Olá, colegas! Acabei de postar a atividade do método clinico onde realizamos a prova com massinha de modelar. A atividade foi desenvolvida com tranquilidade, onde o aluno mostrou-se bastante interessado, manuseando o material e seguro nas suas afirmações, Após o desenvolvimento da atividade, relacionando prática e teorias estudadas, concluimos que nosso aluno encontra-se no estágio pré-operatório: O aluno em alguns momentos seguiu a lógica, quando percebeu que as várias bolinhas tinham a mesma quantidade que a bola inicial,isto é, neste momento conseguiu reverter o processo mental (as duas bolinhas podiam voltar a ser uma bola só, sem modificar a quantidade de massa), o que poderia indicar estar no período das operações concretas (a construção de reversibilidade de pensamento, raciocínio lógico), mas quando ele disse que a salsicha e a bolacha eram maiores, que por isso tinham mais massinha, usou a percepção imediata da realidade, ou seja, sua intuição: se ficou maior, é porque tem mais massa. A partir disto, não consegue perceber em todas as situações apresentadas, que em nenhum momento a quantidade de massinha foi alterada, apenas usando como base, a transformação da forma da massinha, em salsicha (mais comprida e maior)), ou bolacha (mais fina e maior). Com isto, acreditamos que o mesmo encontra-se no estágio pré-operatório, pois ainda não consegue construir em todas as situações a noção de conservação de substâncias nas conservações espaciais de comprimento e área , em relação ao material apresentado. Durante a aplicação da prova, eu Maria Angélica, me senti um pouco insegura, pois não havia feito esta atividade antes, assim como teste. Então, procurei manter-me neutra, sem induzir a uma resposta, apenas executando o que foi pedido e deixando que o aluno, através da observação e do contato com o material proposto conclui-se o seu pensamento, mediante conhecimentos já estabelecidos pelo mesmo, como noção de área e volume, de acordo com o que estava sendo apresentado. Pois de acordo com o slide sobre o método clínico, “o sujeito tem uma concepção do mundo, geralmente implícita, da qual ele próprio não tem consciência, mas é dela que se vale para dar sua explicação”. Não sei se consegui realizar o teste como deveria, mas valeu a experiência. Fiquei com dúvidas na realização da prova em relação ao contato direto do aluno com o material, se podia ou não pegar e sentir o mesmo. Então, achei importante que ele sentisse o material para poder perceber e concluir então suas respostas. Quanto as anotações das colegas, Sandra e Neusa, achei importante, pois sozinha ficaria difícil fazer o teste e anotar ao mesmo tempo. Abçs.Maria Angélica.Professora, seria necessário as colegas também escreverem sobre suas opiniões a respeito da observação que fizeram ? Ficamos em dúvida, ai falei apenas de mim, que apliquei o método, ou seja, o diálogo com o aluno. Aguardo comentários no meu webfólio. Abçs. Maria Angélica.

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