
" É importante contextualizar a criança à qual nos referimos para, junto com as contribuições das teorias sobre desenvolvimento infantil, que partem de uma criança idealizada, termos um panorama mais próximo da criança real com a qual convivemos." Adriana Friedmann.
Hoje, tivemos reunião pedagógica na escola, onde foram debatidos vários assuntos, entre eles a inclusão, a qual nos fez refletir sobre a nossa prática do dia a dia, em relação a estes alunos com necessidades especiais, permitindo-nos trocas de como estamos caminhando como educadoras e como instituição, qual o nosso crescimento e o que devemos ainda acrescentar nesta nossa jornada, em especial quanto a que objetivos devemos exigir deste aluno, como avaliá-lo em meio a uma turma, fazendo-se perceber seu grau de crescimento no desenvolvimento de aprendizagem : ele avançou, ele regrediu ? Por quê ? Foi lembrado também da importância da busca da familia para o convívio escolar, que os pais e familiaes estejam a par das dificuldades e ou das superações de seus filhos, podendo haver aí, uma reciprocidade, que com o decorrer do tempo auxiliará, com certeza no desenvolvimento deste aluno. Que mudanças deverão ser feitas ou não em relação a nossa prática pedagógica ? Neste primeiro momento, entre outros, nos foi entregue pela equipe pedagógica alguns textos e bibliografias capazes de nos auxiliar na solução de incógnitas, que surgem em relação a esta questão, durante nossa prática diária. Isto é, nos desacomodou, o que é um ótimo sinal, pois educar é para mim reflexão,transformação,desacomodação.
Bibliografia sugerida na reunião: Vale a pena conferir!!!!!!
O Aluno com Necessidades Especiais na Escola Regular. (Michael Farrel.)
O que é Infância ? (Adriana Friedmann.)
Ensinar: O quê? Como ? Fonte: Na Ponta do Lápis, Almanaque do Progrma Escrevendo o Futuro. Ano III. N0 5, 2007.
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