Ao assistir aos filmes, em que envolvem conflitos morais, senti a necessidade de pesquisar mais sobre o assunto na internet, conforme bibliografia anexa, fazendo uma reflexão escrita sobre o que achei significativo, para minha aplicação em sala de aula.
Uma escola comprometida com a inclusão deve desenvolver o sentimento da solidariedade, a compreensão, num processo de ensino -aprendizagem em que professores e alunos, juntos, possam conviver na diversidade, respeitando no outro a diferença e a identidade, como a sí mesmo.
Assim, se torna necessário uma relação de cooperação e de diálogo, que contribui para uma autonomia, á capacidade de pensar, sem a coerção de uma autoridade, havendo portanto respeito mútuo, necessário ao convívio harmônico e democrático.
Este convívio, onde a autonomia seja estimulada, a partir de atitude de respeito do professor pelo aluno e pelos seus interesses, sentimento,valores e idéias; promovendo aí a reciprocidade, onde haja o envolvimento do aluno no processo de estabelecimento de regras, promovendo o sentimento de responsabilidade pela forma de como o grupo se relaciona na sala de aula.
Lima , Anne Elen de Oliveira. A ètica e o Ensino Infantil: O Desenvolvimento Moral na Pré-Escola. Disponível em http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/a_etica_e_o_ensino_infantil_o_desenvolvimento_moral_na_pre-escola.pdf. Acesso em 06.07.09.
Toda relação com outrem, na qual intervém o respeito unilateral, conduz á heteronomia. A autonomia só aparece com a reciprocidade, quando o respeito mútuo é bastante forte, para que o indivíduo experimente interiormente a necessidade de tratar os outros como gostaria de ser tratado. (Piaget, 1994, p.155)
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
Uma escola comprometida com a inclusão deve desenvolver o sentimento da solidariedade, a compreensão, num processo de ensino -aprendizagem em que professores e alunos, juntos, possam conviver na diversidade, respeitando no outro a diferença e a identidade, como a sí mesmo.
Assim, se torna necessário uma relação de cooperação e de diálogo, que contribui para uma autonomia, á capacidade de pensar, sem a coerção de uma autoridade, havendo portanto respeito mútuo, necessário ao convívio harmônico e democrático.
Este convívio, onde a autonomia seja estimulada, a partir de atitude de respeito do professor pelo aluno e pelos seus interesses, sentimento,valores e idéias; promovendo aí a reciprocidade, onde haja o envolvimento do aluno no processo de estabelecimento de regras, promovendo o sentimento de responsabilidade pela forma de como o grupo se relaciona na sala de aula.
Lima , Anne Elen de Oliveira. A ètica e o Ensino Infantil: O Desenvolvimento Moral na Pré-Escola. Disponível em http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/a_etica_e_o_ensino_infantil_o_desenvolvimento_moral_na_pre-escola.pdf. Acesso em 06.07.09.
Toda relação com outrem, na qual intervém o respeito unilateral, conduz á heteronomia. A autonomia só aparece com a reciprocidade, quando o respeito mútuo é bastante forte, para que o indivíduo experimente interiormente a necessidade de tratar os outros como gostaria de ser tratado. (Piaget, 1994, p.155)
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
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